Trabalhos Científicos
SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS (Resumos, Painéis e Apresentações Orais)
Para o envio dos resumos:
- Os resumos devem ser enviados no formato .DOC para o e-mail: submissaotrabalhojgaa@gmail.com
- O prazo para a submissão de resumos para a III Jornada de Gestão e Análise Ambiental já está aberto, e vai até o dia 02 de maio de 2014
- Salvar o arquivo .DOC com nome contendo as três primeiras palavras do título do resumo seguido do sobrenome do primeiro autor. Exemplo: resumo com título “Avaliação da qualidade da água de um córrego urbano”, com nome de autor “Luiz Carlos de Souza”. Salvar o arquivo com o nome: AvaliaçãoDaQualidadeSOUZA.doc
- Quando enviar o e-mail com o resumo, no campo ASSUNTO do e-mail deverá ser escrito somente Submissão Resumo Jornada + nome do primeiro autor. Exemplo: Assunto: Submissão Resumo Jornada – Luiz Carlos de Souza.
- Quando submeter o resumo, indicar no corpo do e-mail a preferência pela modalidade de apresentação (painel ou apresentação oral) e o tema correspondente (Planejamento Ambiental Urbano, Estudos para Cidades Sustentáveis ou Estudos de Gestão e Análise Ambiental).
Importante: A Comissão Científica dará o parecer final quanto à modalidade de apresentação de cada trabalho, cabendo alterações quanto à escolha inicial feita pelos autores.
Regras para a formatação dos resumos:
- Utilizar o template disponível Aqui! com o cabeçalho do evento;
- Digite seu resumo sobre o template;
- Fonte do texto: Times New Roman, tamanho 12;
- Resumo em parágrafo único, utilizando as etapas de um trabalho técnico científico (introdução, objetivo, desenvolvimento, resultados e conclusão).
- Podem ser apresentados planos de projetos em andamento, concluídos, de disciplinas anteriores e trabalhos de iniciação científica;
- Alinhamento justificado;
- Espaçamento simples;
- Margens: não alterar a formatação original do template;
- Tamanho máximo: 1 (uma) página;
- Título: Times New Roman, tamanho 14, maiúsculas, negrito, centralizado;
- Nome do(s) autor(es): Sobrenome seguido do primeiro nome e abreviação dos nomes intermediários, separando-os por ponto e vírgula (;);
- O nome do orientador deve estar na mesma formatação do autor, porém na linha seguinte e com a indicação “Orientador(a):”;
- O nome do autor deve ser identificado com “ ¹ ”. Logo abaixo, deve ser especificada a instituição a qual o autor pertence e seu curso, bem como seu e-mail para contato;
- Palavras-chave: três que identifiquem o conteúdo do trabalho.
- Os resumos aprovados pelos avaliadores serão publicados nos anais do evento e disponibilizados virtualmente.
Para elaboração do painel:
- Largura do painel: 90 cm;
- Altura do painel: de 90 cm até 120 cm;
- Tamanho da fonte: os textos devem ser legíveis a uma distância de 1 metro (sugestão: para textos – no mínimo 24 pontos; para títulos – no mínimo 34 pontos e para autores e subtítulos – no mínimo 30 pontos);
- Sugestão de conteúdo do painel: título, nomes dos autores, instituição, endereços eletrônicos, introdução, objetivos, material e métodos, resultados, referências bibliográficas e agradecimentos;
- Dê preferência à inserção de figuras, esquemas, fotos e gráficos!
- Evite excesso de texto;
- Certifique-se que o painel tenha canaleta de sustentação inferior e superior com cordão para fixação.
Dicas para preparar o painel: Aqui!
Para apresentações orais:
- Os trabalhos inscritos para apresentação oral serão selecionados e alocados segundo critérios científicos e disponibilidade das salas;
- As apresentações devem ter no máximo 15 minutos e serão seguidas de 5 minutos para perguntas;
- Os autores terão liberdade para decidir quanto à forma de apresentação oral, mas aconselha-se o uso de slides, e será fornecido como apoio um data show para projeção de texto, imagens e vídeos.
Dicas para preparar a apresentação oral: Aqui!
Agradecemos a sua participação!