Minicursos 2016

Sujeito a alterações.

MINICURSOS – IV JORNADA DE GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL (SUJEITO A ALTERAÇÕES)

Período: Tarde (14h00min - 17h00min)

 

MINICURSO 1: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA AVALIAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

VAGAS: 20 (Sala da Pós/DCAm)

MINISTRANTE(S):

- Flávia Darre Barbosa (Cientista Social e Geógrafa, Especialista em Geografia Física, Mestre em Geografia e Doutoranda em Ciências Ambientais na UFSCar).

- Monise Terra Cerezini (Bióloga, Mestre em Ecologia, Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Doutoranda em Ciências Ambientais na UFSCar).

EMENTA:

- A Percepção quando integrada a técnicas e ferramentas de avaliação de bacias hidrográficas, contribui substancialmente para a Gestão dos Recursos Hídricos. Neste sentido, este minicurso pretende provocar discussões, percepções sobre a Bacia Hidrográfica e Recursos Hídricos, por meio da aplicação, em trabalho de campo, de protocolo de avaliação rápida associado à técnica de Perfil Hidroambiental Participativo e análise de parâmetros de qualidade da água. Por fim espera-se alcançar como resultado uma avaliação socioambiental da situação do local visitado.

 

MINICURSO 2: PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE BACIA HIDROGRÁFICA – METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E EXPERIÊNCIAS

VAGAS: 30 (Auditório DCAm)

MINISTRANTE(S):

- Cristine Diniz Santiago (Gestora e Analista Ambiental e Mestranda em Ciências Ambientais na UFSCar).

- Michelle Ryter (Gestora e Analista Ambiental e Especialista em Educação Ambiental).

EMENTA:

- O objetivo do minicurso é capacitar os participantes para a elaboração de Planos de Bacia Hidrográfica com a condução de dinâmicas e processos participativos, com o intuito de enriquecer o Plano com a participação da comunidade local. As atividades do minicurso compreendem: introdução à definição e contextualização de Planos de Bacia, Comitês de Bacia Hidrográfica, termos de referência, base legislativa e documental; diretrizes para elaboração

do Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Ação; experiências de Planos de Bacias Hidrográficas; e atividade prática (Metodologias Participativas).

 

MINICURSO 3: ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS NA UNIDADE TERRITORIAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS VISANDO O MANEJO E A CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

VAGAS: 78 (Sala I/BCO)

MINISTRANTE(S):

- Teresa Cristina Tarlé Pissarra (Agrônoma, Mestre e Doutora em Agronomia, Pós-Doutorado na Universidade da Flórida-EUA e Docente da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP).

EMENTA:

- O minicurso busca a compreensão da adequação ambiental de propriedades rurais e o estabelecimento de relações entre o manejo e a conservação do solo e da água em bacias hidrográficas. Tem como objetivo permitir que ao final do minicurso o aluno possa compreender melhor as práticas de manejo em propriedades rurais visando a conservação do solo e da água em bacias hidrográficas. O conteúdo programático inclui: “Introdução: conceitos básicos”; “Bacia Hidrográfica: conceito e importância”; “Manejo e a Conservação do Solo e da Água: principais conceitos”; e “Adequação Ambiental de Propriedades Rurais: técnicas de manejo visando a conservação do solo e da água em bacias hidrográficas”.

 

MINICURSO 4: MONITORAMENTO DE PROCESSOS HIDROLÓGICOS EM FRAGMENTOS FLORESTAIS: CONSTRUÇÃO DE PLUVIÔMETROS

VAGAS: 25 (Sala 202/CCBS)

MINISTRANTE(S):

- Kelly Cristina Tonello (Engenheira Florestal, Mestre em Ciência Florestal, Doutora em Engenharia Agrícola, Pós-Doutorado na FEAGRI-UNICAMP e Docente do Departamento de Ciências Ambientais – UFSCar/Sorocaba)

- Debora Bessi (Gestora e Analista Ambiental e Mestranda em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis).

EMENTA:

- O curso irá abordar a distribuição de água em fragmentos florestais, aspectos conceituais, tipos de chuva, exemplos de monitoramento e construção de pluviômetros a serem utilizados em precipitação em aberto e precipitação interna.

 

MINICURSO 5: INTRODUÇÃO AO GOOGLE EARTH PRO

VAGAS: 30 (169 AT-7) *se possível, trazer o próprio notebook.

MINISTRANTE(S):

- Vandoir Bourscheidt (Geógrafo, Mestre e Doutor em Geofísica Espacial pelo INPE, Docente do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) – UFSCar/São Carlos)

EMENTA:

- O minicurso abordará os seguintes tópicos: Características do software e ferramentas básicas; Ferramentas específicas (medindo áreas e distancias, visualizando perfis de elevação e distancia real, marcação de pontos e criação de caminhos, histórico de imagens de satélite, exibição de grades de coordenadas); e Ferramentas avançadas (integração com GPS, carregamento de arquivos georreferenciados no formato vetorial e matricial, download de imagens em alta resolução e entendendo e utilizando o formato KML).

 

MINICURSO 6: OUTORGA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA: APLICAÇÕES E PROCEDIMENTOS

VAGAS: 20 (142 SIN)

MINISTRANTE(S):

- Denise Balestrero Menezes (Geóloga, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental e Doutora em Geociências e Meio Ambiente)

EMENTA:

- O curso é voltado para apresentar o que é outorga, que atividades necessitam ou são dispensadas, os procedimentos, as etapas, responsabilidades e possibilidades de atuação da gestão e análise ambiental. Serão abordados os seguintes tópicos: o que é outorga; quem e para quem solicitar outorga ou registro; captação de água subterrânea, outorga e registro de extração; usos do solo e influência na outorga; e consulta aos sites do DAEE, CETESB, formulários e responsabilidades.

Ações do documento
Agosto 2020
Agosto
SeTeQuQuSeSaDo
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31